menu-iconPortal AECweb

Índice de Confiança da Construção sobe 1,7 ponto em julho, diz FGV

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Alta foi influenciada principalmente pelo índice de expectativas dos empresários do setor para os próximos meses, que chegou a 91 pontos


Apesar da alta, o índice não retomou totalmente a perda de 3,1 pontos que sofreu de maio para junho (Créditos: Shutterstock/Bannafarsai_Stock)

01/08/2018 | 10:40 - O Índice de Confiança da Construção, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 1,7 ponto no mês de julho ante junho, atingindo 81 pontos. A alta foi influenciada principalmente pelo Índice de Expectativas – cálculo da confiança do empresário da construção para os próximos meses–, que avançou 2,7 pontos, chegando a 91,0.

Além disso, o Índice de Situação Atual, que apura a confiança no momento presente, também subiu no mês de julho. O levantamento registrou alta de 0,6 ponto e alcançou 71,4 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade do setor (Nuci) manteve estabilidade, variando -0,1 ponto percentual, e chegou a 65,5%.

Apesar da alta, o indicador de confiança da construção não retomou totalmente a perda de 3,1 pontos que sofreu de maio para junho. Segundo a FGV, esta situação é reflexo do ritmo lento de recuperação da economia. Para a entidade, os dados levantados apontam que a queda foi exagerada e influenciada pela greve dos caminhoneiros.

Indicador do Ímpeto de contratação

A FGV também fez o levantamento do indicador que mede o ímpeto de contratação das empresas. O índice manteve a tendência negativa pelo segundo mês consecutivo e caiu 0,1 ponto. A proporção de companhias que projetam redução no quadro de funcionários, nos próximos três meses, variou de 24,5% em junho para 23,4% em julho. As empresas que esperam realizar mais contratações caíram de 18% para 15,7% no mesmo período.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: