menu-iconPortal AECweb

Índice de Áreas Protegidas cresce em BH

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Dados apontam crescimento de 38% em 2021

região com árvores em belo horizonte minas gerais
O IAP foi de 17,08 metros quadrados por habitante para 23,57 m²/hab (Foto: Ronaldo Almeida/Shutterstock)

07/02/2022 | 16:33 – O Índice de Áreas Protegidas (IAP) de Belo Horizonte cresceu. Graças a um trabalho de extensão de áreas verdes pela Prefeitura, os dados apontam progresso de 38% em áreas protegidas entre 2020 e 2021 — de 17,08 para 23,57 metros quadrados por habitante.

O índice tem um propósito principal: calcular, em metros quadrados, a quantidade de vegetação disponível por habitantes em um complexo urbano — nesse caso, BH. Por isso, é dado em metros quadrados por habitante.

A evolução de 38% no último ano aconteceu por uma série de mudanças, implementadas no zoneamento apresentado pela Lei 11.181/2019 (Plano Diretor de Belo Horizonte), iniciado em fevereiro de 2020.

Dentre as medidas adotadas está o plantio de árvores em regiões de todo o município, a instauração de políticas de proteção ambiental mais severas, e instituição de práticas benéficas tanto para o ambiente quanto para a saúde física e psíquica do indivíduo.

Os resultados são incontáveis: as superfícies foram estabilizadas de uma forma geral, através da fixação do solo pelas raízes das plantas; a qualidade da água melhorou drasticamente; a quantidade de sombras disponíveis cresceu; a umidade passou a apresentar maior estabilidade e os índices de poluição no ar caíram.

No âmbito jurídico, essas alterações seguem o mesmo padrão de assertividade. A nova legislação mudou itens acerca da qualificação de terrenos — restringindo a ocupação de áreas consideradas de proteção ambiental, ou que passaram a ser, depois da expansão —, instituiu o resgate de serviços ambientais, a promoção da biodiversidade e a criação de áreas de conexão ambiental.

Ainda nesse quesito, a política de arborização do município analisa a possibilidade de alguns territórios se voltarem para a revegetação — outro êxito comemorado pela Prefeitura.

Em 2021, a cidade de Belo Horizonte também superou a meta de plantio do ano. A estimativa era de 15 mil novas mudas. Foram plantadas 16.301 árvores.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: