Indicador Ipea aumenta em maio e mostra retomada dos investimentos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 28,2% em maio frente a abril. Na comparação com maio do ano passado, houve retração de 19,6%

Com relação ao consumo aparente de máquinas e equipamentos, em maio, houve crescimento de 68,7% nos investimentos. Já a construção civil avançou 14,1% no mês (Créditos: Rodrigo Bellizzi/ Shutterstock)
10/07/2020 | 15:00 - O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que apura os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo, teve crescimento de 28,2% em maio frente a abril deste ano. A divulgação foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).
Segundo o órgão, o resultado representa uma recuperação dos investimentos em relação às quedas verificadas nos dois meses anteriores, resultantes da crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Na comparação com maio do ano passado, o FBCF teve retração de 19,6%. No acumulado dos últimos 12 meses até maio, o indicador encolheu 2,8%.
Com relação ao consumo aparente de máquinas e equipamentos, em maio, houve crescimento de 68,7% nos investimentos frente a abril. Na comparação com maio de 2019, houve recuo de 23,7%.
A produção nacional desses bens cresceu 22%, enquanto a importação saltou 145,6% no mesmo período.
Já a construção civil avançou 14,1% em maio ante abril. Frente a maio do ano passado, foi apurado recuo de 16%.
Na mesma base de comparação, a queda nos investimentos atingiu máquinas e equipamentos (-23,7%) e construção civil (-16%).

