menu-iconPortal AECweb

Indicador Ipea apura que investimentos caíram 1,1% em fevereiro

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo apura os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo

Construção civil teve queda de 1,2% em fevereiro ante janeiro, o que representa a segunda queda consecutiva após uma série de oito altas registradas. Em 12 meses, o setor caiu 1,3% (Créditos: rafastockbr/ Shutterstock)

07/05/2021 | 17:16 - O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que apura os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo, teve queda de 1,1% em fevereiro frente a janeiro deste ano. Na comparação com fevereiro do ano passado, o FBCF teve alta de 7,8%.

A divulgação foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Com relação ao consumo aparente de máquinas e equipamentos, em fevereiro, caiu 2,9%, apesar da alta de 47,2% no trimestre móvel. A produção nacional desses bens recuou 4,3%, enquanto a importação saltou 13,1% no mesmo período.

Já a construção civil teve queda de 1,2% em fevereiro ante janeiro, o que representa a segunda queda consecutiva após uma série de oito altas registradas. Em 12 meses, o setor caiu 1,3%.

“Na comparação com o ano passado, o bom desempenho foi generalizado. Enquanto o componente máquinas e equipamentos revelou um avanço 9,7% maior que fevereiro de 2020, as valorizações de construção civil e outros ativos fixos foram de 2,3% e 18,1%, respectivamente. A comparação com o trimestre móvel de 2020 também foi positiva para todas as categorias”, informou o Ipea.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: