INCC-M aumenta em novembro de 2022
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O Índice Nacional de Custo da Construção capta a evolução de custos de construções residenciais

Apesar do crescimento em um aspecto geral, o índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços teve variação oposta à do INCC-M (Foto: CrizzyStudio/Shutterstock)
25/11/2022 | 14:56 – O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou elevação de 0,14% em novembro deste ano, em comparação ao mês anterior — período cuja variação foi de 0,04%. Com o resultado, o indicador acumula alta de 9,11% no ano e de 9,44% em 12 meses.
Apesar do crescimento em um aspecto geral, o índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços teve variação oposta à do INCC-M. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que mensura os índices mensalmente, o indicador passou de -0,21% em outubro para -0,23% em novembro, ao passo que o índice referente à Mão de Obra subiu 0,53% em novembro, ante 0,31% em outubro.
No primeiro grupo, a taxa correspondente a Materiais e Equipamentos caiu 0,35% em novembro, após queda de 0,32% no mês anterior. A variação relativa a Serviços, por sua vez, passou de 0,34% em outubro para 0,35% em novembro.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) é um indicador econômico que capta a evolução de custos de construções residenciais e possibilita o acompanhamento da evolução dos preços de materiais e custos de mão de obra e serviços mais relevantes para a construção civil.
Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.

