menu-iconPortal AECweb

IGP-M registra queda de 0,03% no primeiro decêndio de agosto

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

De acordo com a pesquisa mensal, apesar de registrar uma pequena deflação, o índice foi menor do que o apurado no mesmo período de julho


Os outros três subíndices que constituem o IGP-M apresentaram altas (crédito: Alexander Raths/ shutterstock)

21/08/2017 | 10:32 – O Índice Geral dos Preços-Mercado (IGP-M) registrou variação de -0,03% na apuração referente aos primeiros dez dias de agosto, período conhecido como decêndio. Apesar da ligeira baixa, a deflação foi bem menor do que o índice apurado no mesmo período do mês anterior, que foi de -0,95%. Com a soma da prévia de agosto, o IGP-M acumula deflações de 2,68% no ano e de 1,83 no acumulado de 12 meses.

O índice é utilizado no reajuste dos contratos de aluguel. O levantamento realizado mensamente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) se refere aos preços pesquisados entre os dias 21 e 31 do mês de julho.

Os três subíndices que constituem o IGP-M também tiveram avanço na taxa, mesmo com o custo do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que analisa o atacado, registrando deflação. O número passou de -1,44% na prévia de julho para -0,19% na de agosto.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que acompanha o varejo, registrou inflação de 0,31% em agosto, depois da taxa de 0,12% em julho. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu de 0,06% para 0,18% no período.

Leia mais: Preço médio do aluguel no Brasil recua 3,8% em 12 meses

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: