menu-iconPortal AECweb

IGP-M registra crescimento tímido em março

Texto: Naíza Ximenes

O resultado no mês anterior havia sido de deflação, ou seja, queda de preços

foto aérea de várias casas em quarteirões padronizados
A informação é de que o desempenho foi especialmente influenciado pelos preços no varejo e no atacado (Foto: GLF Media/Shutterstock)

28/03/2023 | 15:41  Calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou crescimento tímido em março. Segundo a apuração da instituição, o indicador teve inflação de 0,05% no mês, acumulando taxa de inflação de 0,2% no ano.

No segundo mês do ano, o índice havia registrado deflação, ou seja, queda de preços de 0,06%. Na comparação anual, por sua vez, a inflação havia registrado maior patamar: de 1,74%. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 0,17%, bem abaixo dos 14,77% de março do ano passado.

Leia também

Eternit abre vagas de emprego em nova fábrica no Ceará
Estudantes de arquitetura já podem se inscrever no 16º concurso CBCA/Alacero
Senai e Fassa Bortolo criam curso de tecnologia para construção civil em MG

A informação é de que o desempenho foi especialmente influenciado pelos preços no varejo e no atacado, que tiveram elevação em março. O varejo é medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que foi de 0,38% em fevereiro para 0,66% em março. Já o atacado é mensurado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passou de -0,20% em fevereiro para -0,12% em março.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou queda — de 0,21% em fevereiro para 0,18% em março.

Para calcular o IGP-M, a FGV faz a média aritmética ponderada de cada índice — a inflação ao produtor (IPA), consumidor (IPC) e construção civil (INCC).

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: