menu-iconPortal AECweb

IGP-DI registra queda de preços no décimo mês do ano

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O índice, calculado pela FGV, representou a inflação oficial no Brasil durante anos

foto de várias cédulas de 100 reais
Para o cálculo do IGP-DI, é feita uma média de seus três índices componentes — o IPA, o IPC e o INCC (Foto: Cassiohabib/Shutterstock)

09/11/2022 | 12:14 – O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou deflação (queda de preços) de 0,62% em outubro deste ano. Em setembro, a deflação havia sido mais acentuada (-1,22%).

Criado em 1947, o IGP-DI representou a inflação oficial no Brasil durante anos. Com o resultado para o décimo mês de 2022, ele acumula taxas de inflação de 4,89% no ano e de 5,59% em 12 meses.

Para o cálculo do IGP-DI, é feita uma média de seus três índices componentes: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC).

Em outubro, o IPA, que mede o atacado, teve deflação de 1,04% em outubro, ante uma queda de preços de 1,68% em setembro. Já a inflação do varejo, medida pelo IPC, passou de 0,02% em setembro para 0,69% em outubro. Por fim, o INCC subiu de 0,09% para 0,12% no período.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: