menu-iconPortal AECweb

Habitação popular em Hortolândia

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Sem saneamento ou ligações de água e luz, o local formava um bolsão de pobreza com mais de 400 barracos

02 de junho de 2015 - Região de Campinas - O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira e o secretário de Habitação, Marcelo Zanibon, acompanharam o trabalho de construção das 672 unidades habitacionais no Residencial Novo Estrela, próximo ao Jardim Boa Esperança.

A obra, realizada por meio do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, recebe investimentos de R$ 58.1 milhões.

O prazo de conclusão da obra é de 18 meses.

"Estamos construindo os apartamentos no terreno, onde antes já houve a maior ocupação do município, o antigo Jardim Estrela. Será uma grande transformação deste espaço, com oferta de moradia digna às famílias e revitalização de toda esta área", disse Meira.

Três blocos

O empreendimento será composto por três blocos de apartamentos, cada um com 48,82 metros quadrados.

As unidades terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, além de medidores de água e de energia individualizados.

Os condomínios contarão, ainda, com salão de festas, estacionamento para veículos de moradores, parquinho e portaria com guarita.

Ocupação na área

A área do antigo Jardim Estrela esteve ocupada, durante décadas, por dezenas de famílias que viviam em situação precária.

O local formava um bolsão de pobreza com mais de 400 barracos, sem saneamento básico, ligações de água e luz. O terreno era particular, e com isso, não podia receber investimentos públicos. Mas a prefeitura negociou a área, adquirindo o terreno.

A partir daí, a realidade das famílias mudou radicalmente. Todos os moradores foram removidos para casas construídas pela prefeitura, no Jardim Primavera.

Os barracos foram demolidos e, agora, este novo projeto habitacional atenderá a demanda de mais moradias populares.

Doação do terreno

Para a construção do empreendimento Novo Estrela, a prefeitura fez a doação do terreno ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que direcionou o espaço à Caixa Econômica Federal.

A administração municipal também licitou a obra. A empreiteira responsável pela execução dos apartamentos é a RPS Construtora.

Locais acessíveis

A indicação do Jardim Estrela para a construção deste empreendimento segue a proposta da prefeitura de construir moradias populares em locais acessíveis aos equipamentos urbanos, como escolas e unidades de saúde.

A região conta com a Unidade de Saúde da Família (USF) Parque do Horto, localizada ao lado do terreno onde ficará a obra, e escolas públicas no Jardim Primavera, Jardim Boa Esperança e Parque do Horto.

Creche também

Além disso, ao lado do canteiro de obras dos apartamentos está em construção uma nova creche, com investimentos do Pró-Infância.

"Nossos projetos habitacionais priorizam as famílias instaladas em áreas de risco e ocupações. Mas não basta apenas dar moradia digna a estas pessoas. Elas precisam ter postos de saúde, escolas e comércio perto de casa. Por isso, nossos empreendimentos habitacionais estão em diversos bairros, e não apenas numa única região", destacou o prefeito de Hortolândia.

Fonte: DCI
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: