Governo vai investir R$ 25 bilhões em obras de abastecimento de água
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Decisão vai beneficiar 114 obras do Plano Nacional de Segurança Hídrica. Recursos serão destinados, principalmente, a intervenções estruturais e estratégicas

A prioridade é concluir projetos em andamento, entre eles o de transposição do Rio São Francisco (Divulgação/Ministério da Integração Nacional)
21/01/2018 | 09:51 - O Ministério do Desenvolvimento Regional irá investir R$ 25 bilhões em 114 obras do Plano Nacional de Segurança Hídrica, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Deste total, 66 projetos serão realizados no Nordeste. O objetivo é ampliar o abastecimento de água no país, assegurando o acesso aos recursos hídricos.
Segundo o Ministério, os recursos serão destinados, principalmente, a intervenções estruturais e estratégicas. A ideia é realizar mapeamentos em infraestruturas, como barragens, adutoras, canais e eixos de abastecimento, a fim de diagnosticar a situação atual de abastecimento e priorizar a conclusão das obras em andamento.
Uma das prioridades é a finalização do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Eixo Leste do empreendimento foi entregue no ano passado e beneficia cerca de 1 milhão de habitantes em 35 cidades dos Estados da Paraíba e de Pernambuco. A previsão é de que o Eixo Norte do empreendimento seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano.
Além disso, a pasta estuda utilizar tecnologia para aproveitamento da água do mar como fonte hídrica. Sendo assim, a proposta é dessalinizar a água, visando, sobretudo, ao benefício de cidades litorâneas, que, em muitas ocasiões, precisam recorrer a reservatórios de regiões distantes.

