menu-iconPortal AECweb

Governo quer plano de disseminação do BIM no Brasil

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Comitê interministerial, a ser criado nas próximas semanas, vai discutir estratégias de implantação da tecnologia nas obras públicas brasileiras


Estratégia de implantação e disseminação do BIM no Brasil deve seguir os padrões utilizados no Reino Unido e no Chile, referência da tecnologia na América Latina (crédito: Rawpixel.com/shutterstock)

29/05/2017 | 17:10 – O Governo Federal quer colocar em prática, até o final do ano, uma estratégia de implantação e disseminação da Modelagem da Informação para a Construção (BIM, na sigla em inglês) no Brasil. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Nogueira Calvet, um comitê interministerial deve ser criado nas próximas semanas para estudar o assunto.

Calvet – que participou do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) na semana passada em Brasília – afirmou que a estratégia nacional terá como referências as experiências do Chile e do Reino Unido. Para o secretário, o BIM tem potencial para aumentar a produtividade na construção e a transparência nas obras públicas.

No mesmo evento, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) também apresentou um projeto, em parceria com o Senai Nacional, de disseminação do BIM entre empresas de grande, médio e pequeno porte. Líder do projeto na entidade, o engenheiro Paulo Sanchez afirmou já ter visitado cidades de cinco estados apresentando as aplicações e ganhos produtivos para empresas que utilizam a modelagem.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: