menu-iconPortal AECweb

Governo incentiva crédito imobiliário

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O objetivo é incentivar e agilizar a concessão de crédito, entre elas a criação de um título de captação de recursos aos emissores

21 de agosto de 2014 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem uma série de medidas com o objetivo de incentivar e agilizar a concessão de crédito imobiliário. Entre elas estão a criação de um título de captação de recursos aos emissores muito semelhante aos papéis internacionais conhecidos como covered bonds. Além disso, o governo vai regulamentar o refinanciamento de imóveis, conhecido como home equity.

Os títulos terão isenção do imposto de renda (IR) para investidores pessoas físicas desde que o prazo médio de vencimento seja superior a dois anos (720 dias). No caso do refinanciamento, a Fazenda estabeleceu um limite de 3% dos recursos da caderneta de poupança para essa modalidade, o que deve injetar R$ 16 bilhões em novas concessões de crédito.

O Banco Central também anunciou ontem novas resoluções, que liberam cerca de R$ 10 bilhões que podem ficar disponíveis para os bancos. Entre elas, está uma flexibilização de capital para operações com pessoas físicas e pequenas empresas. No entanto, segundo especialistas, as medidas terão pouco efeito, já que os bancos não querem correr riscos nesse momento.

Fonte: DCI
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: