menu-iconPortal AECweb

Governo inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Goiás e Porto de Santos

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Trecho é operado pela Rumo, empresa que venceu o leilão em março de 2019 e ficou responsável pela manutenção e conservação da ferrovia

Concessionária investiu R$ 711 milhões no trecho inaugurado, incluindo a construção de uma ponte ferroviária de 530 metros sobre o Rio Paranaíba (Créditos: jaboticaba images/ Shutterstock)

09/03/2021 | 17:09 - O Governo Federal inaugurou um trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, que liga São Simão (GO) a Estrela D'Oeste (SP). O trecho é operado pela Rumo, empresa que venceu o leilão pelo empreendimento, ocorrido em março de 2019, e ficou responsável pela manutenção e conservação da ferrovia durante 30 anos.

A concessionária investiu R$ 711 milhões no trecho inaugurado, incluindo a construção de uma ponte ferroviária de 530 metros sobre o Rio Paranaíba. O contrato da licitação da Ferrovia Norte-Sul abrange, no total, 1.537 quilômetros do empreendimento, que vai de Porto Nacional (TO) até Estrela D’Oeste (SP). O trecho deve estar 100% operacional até o fim de julho deste ano.

A expectativa do Governo Federal é de que, ao integrar o território nacional, a ferrovia auxilie para a redução do custo logístico do transporte de carga no País. Ao final da concessão, o trecho ferroviário deverá capturar uma demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas até 2055.

Além disso, o lançamento do trecho auxiliará para que a participação do modal ferroviário aumente de 15% para 35% nos próximos anos.

TERMINAL RODOFERROVIÁRIO

O Governo Federal também inaugurou o Terminal Rodoferroviário de São Simão, interligado à Ferrovia Norte-Sul, que será administrado pelas empresas Rumo e Caramuru Alimentos, que investiram na construção do projeto. No local, será feito o transbordo, ou seja, o escoamento da produção de cargas como soja, milho e farelo de soja. A previsão é movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas de produtos por ano.

Três terminais foram projetados para atender a região sudoeste de Goiás, o leste de Mato Grosso e o Triângulo Mineiro, localizados nas cidades de São Simão, Rio Verde (GO) e Iturama (MG). O terminal de São Simão é o primeiro a ficar operacional. Em Rio Verde, a previsão é que a inauguração seja no final deste primeiro semestre, e, em Iturama, no final do primeiro semestre de 2022.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: