Governo inaugura quinta penitenciária de segurança máxima do País
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Empreendimento é destinado aos presos condenados e provisórios por envolvimento com organizações criminosas e réus delatores premiados

Com área de 12,3 mil m², o complexo possui 208 celas individuais, divididas em quatro blocos projetados para resistir a explosões e tentativas de fuga (Créditos: Arquivo/Depen)
19/10/2018 | 10:58 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) inaugurou, em Brasília (DF), a quinta penitenciária de segurança máxima do País. Com investimento total de R$ 45 milhões, o complexo é destinado aos presos condenados e provisórios por envolvimento com organizações criminosas e réus delatores premiados que correm risco de vida nas penitenciárias estaduais.
O presidio possui área de 12,3 mil m², com 208 celas individuais, divididas em quatro blocos. Cada cela individual mede 6 m² e apresenta dormitório, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. As paredes são feitas com concreto armado para resistir a explosões e tentativas de fuga. Todos os espaços do empreendimento serão monitorados 24 horas por agentes penitenciários e por um circuito de câmeras.
Segundo o Ministério de Segurança Pública, o complexo, inicialmente, terá apenas um dos quatro blocos em funcionamento, já que ainda não foram contratados agentes suficientes para garantir a segurança de todas as alas.
As outras quatro penitenciárias federais de segurança máxima em funcionamento no País estão localizadas em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). Além disso, mais duas unidades estão sendo construídas em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, e Itaquitinga, em Pernambuco.

