Governo Federal institui premiação de ações que estimulem o uso de bicicletas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Selo Bicicleta Brasil premiará órgãos, instituições estaduais e municipais, ONGs e empresas do setor que incentivem ações relacionadas à infraestrutura cicloviária por todo o país

O certificado entregue em cada premiação visa reconhecer as ações realizadas em benefício do transporte sustentável, ao mesmo tempo que reforça a sua importância para a mobilidade urbana (Foto: Thiago Leite/Shutterstock)
24/11/2021 | 10:10 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou uma resolução que visa estimular iniciativas relacionadas à infraestrutura cicloviária por todo o país. Ela ganhou o nome de Selo Bicicleta Brasil e tem como objetivo principal premiar órgãos estaduais e municipais, ONGs com atividades relacionadas ao uso de bicicletas como meio de transporte e lazer, empresas do setor produtivo e do setor privado, mantenedores e agentes envolvidos nas iniciativas voltadas ao uso da bicicleta que incentivem, de fato, a atividade.
Sandra Holanda, secretária de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, conta que o certificado entregue em cada premiação servirá como um selo oficial de parceria com o ciclista. Ele atuará como uma “maneira de reconhecer as ações realizadas em benefício do transporte sustentável, ao mesmo tempo que reforça a sua importância para a mobilidade urbana. O MDR tem a iniciativa como uma de suas prioridades na política pública de mobilidade e apoio ao meio de transporte”, destaca a secretária.
O selo integra o Programa Bicicleta Brasil, que, apesar de ter alcance em todo o país, tem como foco municípios de médio e grande portes. Os certificados abrangem estímulos aos projetos de infraestrutura voltados tanto para ciclovias e ciclofaixas, quanto para faixas compartilhadas, boas práticas no âmbito de implantações e equipamentos que incentivem o meio de transporte.
Os interessados em adquirir o Selo Bicicleta Brasil deverão formalizar o pedido de reconhecimento e enviá-lo ao Ministério do Desenvolvimento Regional, através do formulário disponível neste link. O certificado tem validade anual e exige novo processo de análise para ser renovado. Os contemplados terão seus nomes divulgados no site do MDR, além dos meios de comunicação e publicidade relacionados à causa — incluindo eventos que destacam o Selo. Eles também poderão divulgar o certificado em seus produtos, meios de comunicação ou publicidade.
Desenvolvimento
As iniciativas fazem parte da Estratégia Nacional da Bicicleta, que conta, inclusive, com uma Pesquisa Pública no histórico. A investigação tinha como objetivo identificar os desafios enfrentados pelas Prefeituras de todo o país para fomentar o uso de bicicletas como meio de transporte, além de definir os parâmetros do cenário metropolitano atual.

