menu-iconPortal AECweb

Governo entrega 1ª etapa da ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Terminal, que deverá ser concedido à iniciativa privada ainda este ano, teve sua capacidade duplicada de 2,6 milhões de passageiros por ano para 5 milhões

Além da ampliação do terminal de passageiros, serão realizadas intervenções para expandir a pista do empreendimento em 600 metros (Créditos: divulgação/ Infraero)

03/03/2020 | 11:22 - O Governo Federal concluiu a primeira etapa das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná. O terminal, que deverá ser concedido à iniciativa privada ainda este ano, teve sua capacidade duplicada de 2,6 milhões de passageiros por ano para 5 milhões. Os trabalhos tiveram investimento de R$ 42,4 milhões.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a expectativa é de que a ampliação do aeroporto garanta a valorização de seu ativo, administrado pela Infraero, tornando-o “mais atrativo para receber melhores operadores”.

Além da ampliação do terminal de passageiros, serão realizadas intervenções para expandir a pista do empreendimento em 600 metros. O objetivo é possibilitar o pouso de aeronaves maiores e voos diretos tanto para a América Central como para os Estados Unidos.

Atualmente, também estão sendo feitas obras para ampliar o pátio de estacionamento a fim de garantir mais quatro posições para que aeronaves comerciais possam estacionar. Com isso, a capacidade será aumentada em 57%.

Outras melhorias no aeroporto já estão em operação desde junho de 2019, entre elas a sala de desembarque doméstico, que possui 1,2 mil metros quadrados (m²).

AEROPORTO FOZ DO IGUAÇU

Conforme informações do Ministério da Infraestrutura, Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais procurado por turistas internacionais. Atualmente, cinco companhias aéreas operam voos comerciais na cidade: Gol, Latam, Azul, JetSmart e a boliviana Amaszonas.

As empresas ligam a cidade a Curitiba, São Paulo e Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Confins (MG); além de Lima (capital do Peru), Santiago (capital chilena) e à cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Estima-se que, em 2019, passaram pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu 2,27 milhões de passageiros e 21,11 mil aeronaves.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: