Governo do Paraná abre vagas para residência técnica
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
As oportunidades demandam 30 horas de dedicação semanal para a realização de atividades práticas em órgãos que fazem parte da administração pública

O projeto é voltado para arquitetos e engenheiros recém-formados (Foto: KorArkaR/Shutterstock)
30/01/2023 | 15:24 — Por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Governo do Paraná publicou edital com o objetivo de contratar 29 profissionais para preencher as vagas remanescentes do Programa de Residência Técnica em Gestão de Projetos e Obras Públicas.
Leia também
• Como se tornar um profissional de planejamento de obras?
• Qual deve ser o papel dos arquitetos na gestão das obras?
• O que faz um profissional da qualidade na construção civil?
Voltadas para arquitetos e engenheiros recém-formados, as vagas demandam 30 horas de dedicação semanal para a realização de atividades práticas em órgãos que fazem parte da administração pública. Os aprovados receberão bolsa de R$ 2.375 e auxílio transporte.
Também é oferecido curso de especialização focado em infraestrutura viária de transportes ou em edificações. Com aulas à distância, a carga total é de 500 horas. As vagas disponíveis são para os municípios de Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Jacarezinho e Curitiba.
Os órgãos que receberão os aprovados são o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), as secretarias da Infraestrutura e Logística (Seil) e das Cidades (Secid), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Para a professora Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, coordenadora do programa e docente do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a iniciativa visa desenvolver habilidades e competências a partir do contato com o setor público. “O projeto permite um aprofundamento prático e teórico, relacionado às áreas de arquitetura e engenharia civil, contribuindo para o desenvolvimento e a qualificação pessoal e profissional dos residentes, com impactos positivos nas carreiras e campos de atuação e formação”, diz.
O edital com detalhes sobre as inscrições e processo seletivo está disponível aqui.
O programa
O Programa de Residência Técnica em Gestão de Projetos e Obras Públicas tem, atualmente, 1928 residentes que trabalham em 32 órgãos em Curitiba e em outras 31 repartições no interior do estado. Com trabalhos em áreas que vão das ciências forenses ao turismo, os bolsistas dedicam seis horas do dia para práticas acadêmico-pedagógicas em caráter de apoio, com a supervisão e a orientação de especialistas de seus respectivos segmentos profissionais.

