menu-iconPortal AECweb

Governo do ES vai restaurar construção mais antiga de Vitória

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Trabalhos incluem reparos no telhado, forro, piso, retábulo da Capela-Mor e nas pinturas da alvenaria, além da substituição da fiação elétrica e dos elementos hidráulicos

 


Tombada em 1946 pelo Iphan, a Capela de Santa Luzia é considerada um bem de grande valor histórico e cultural, já que testemunhou o processo de colonização do Estado do Espírito Santo (Créditos: divulgação/ Iphan)

29/04/2019 | 08:52 - O Governo do Estado do Espírito Santo assinou ordem de serviço para realizar obras de restauração da construção mais antiga de Vitória (ES), a Capela de Santa Luzia. Os trabalhos incluem reparos no telhado, forro, piso, retábulo da Capela-Mor e nas pinturas da alvenaria, além da substituição da fiação elétrica e dos elementos hidráulicos. O investimento total para a execução do projeto será de R$ 302 mil.

Tombada em 1946 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Capela de Santa Luzia é considerada um bem de grande valor histórico e cultural, já que testemunhou o processo de colonização do Estado do Espírito Santo. O imóvel foi construído sobre uma grande rocha, de arquitetura colonial, e preserva, até hoje, seus materiais construtivos originais.

O imóvel atualmente está com grandes focos de degradação. Em 2013, devido às grandes chuvas que assolaram o Estado, o piso do patrimônio sofreu infiltração. Três anos depois (2016), a capela foi interditada.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: