menu-iconPortal AECweb

Governo do Ceará autoriza obras da Linha Leste do metrô de Fortaleza

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Novo trecho de 7,7 km de extensão ligará o Centro da capital ao bairro de Papicu em 15 minutos. Obras terão aporte federal de R$ 1,67 bilhão


Linha será formada por cinco estações, que ligarão o Centro da capital ao bairro de Papicu em um tempo de viagem de 15 minutos (Créditos: Foto: Deyvson Teixeira/Metrofor)

13/11/2018 | 15:48 - O Governo do Estado do Ceará autorizou a construção da Linha Leste do metrô de Fortaleza (CE). Com capacidade para transportar 150 mil pessoas por dia, o novo trecho será formado por 7,7 km de extensão e cinco estações, que ligarão o Centro da capital ao bairro de Papicu em um tempo de viagem de 15 minutos.

As obras terão aporte federal de R$ 1,67 bilhão e devem ser concluídas em quatro anos. "Vamos ter aqui o melhor sistema metroviário integrado de uma capital do Nordeste brasileiro. Se conseguirmos perfurar 10 metros por dia, em menos de dois anos conseguiremos fazer toda a perfuração do túnel. São 28 metros. Então, não vai ter interferência nenhuma", afirma o governador Camilo Santana.

O empreendimento foi contratado em 2014, mas, por conta de litígio com as empresas envolvidas na construção, foi paralisado em 2015. Em 2017, um estudo do Ministério das Cidades viabilizou a retomada das obras, através da reprogramação de contrato com o executivo estadual.

"Temos a alegria de contar com uma união da Prefeitura, do Governo Federal e do Congresso Nacional para concluir uma obra tão importante para a mobilidade da capital do estado do Ceará. Muitas cidades desejariam ter um projeto igual ao que Fortaleza está recebendo”, declarou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

(Com informações do Ministério das Cidades)

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: