menu-iconPortal AECweb

Governo de SP retoma construção da Linha 6-Laranja do metrô

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com previsão de conclusão para 2025, a Linha 6-Laranja deverá atender, diariamente, mais de 630 mil passageiros

Nova linha irá ligar, em 15,3 km de extensão, a região da Brasilândia e Freguesia do Ó à região central da capital paulista (Créditos: Alf Ribeiro/ Shutterstock)

08/10/2020 | 17:13 - O Governo do Estado de São Paulo retomou as obras na Linha 6-Laranja do metrô, que ligará, em 15,3 km de extensão, a região da Brasilândia e Freguesia do Ó à região central da capital paulista. Os trabalhos ficaram sob responsabilidade da concessionária “Linha Universidade Participações S.A.”, da empresa Acciona, que adquiriu o direito do consórcio Move São Paulo.

A construção da Linha 6-Laranja começou em janeiro de 2015 e foi paralisada em 2 de setembro de 2016, após a Move São Paulo (detentora, na época, dos direitos da Parceria Público-Privada referente ao empreendimento) alegar dificuldades na obtenção de financiamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). No início deste ano, o grupo Acciona assumiu a construção, operação e manutenção da linha.

O investimento total da obra é de R$ 15 bilhões e, segundo previsões, deve gerar 9 mil empregos diretos. O projeto inclui 15 novas estações e contará com integração para outras quatro linhas, do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

As seguintes estações estão incluídas no projeto: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica, Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O trecho ainda facilitará a integração com a Linha 1-Azul do Metrô, 4-Amarela da concessionária ViaQuatro e 7-Rubi e 8-Diamante, ambas da CPTM.

De acordo com a gestão paulista, as obras devem ser concluídas em 2025. Quando finalizada, a Linha 6-Laranja vai atender diariamente mais de 630 mil passageiros.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: