Goiás e DF retomam obra conjunta de sistema de tratamento de água
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Interrompido no ano passado por falta de recursos, projeto é retomado e deve atender 1,3 milhão de pessoas quando for concluído, no final de 2018

Sistema de abastecimento vai atender os municípios de Gama, Santa Maria e Recanto das Emas, no Distrito Federal, e de Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso, em Goiás. (Crédito: Agência Brasília)
16/05/2017 – As obras do Sistema Produtor Corumbá, que vai promover o abastecimento hídrico de municípios de Goiás e do Distrito Federal, foram retomadas e devem ser concluídas até o final de 2018. O projeto é uma iniciativa dos governos de Goiás e do Distrito Federal e está sendo realizado pelo Consórcio Corumbá, formado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e pela empresa Saneamento de Goiás (Saneago).
A construção foi iniciada em 2011, mas sofreu paralisações provisórias – inclusive por suspeitas de desvio de dinheiro público – até a interrupção definitiva, em 2016, por falta de verba. A retomada das obras foi possível com o repasse de R$ 85,3 milhões do Governo Federal. Atualmente, 65% da estrutura já está pronta.
Quando finalizada, a estação terá capacidade de fornecimento de 5,6 litros por segundo. O novo empreendimento irá aumentar 70% a capacidade de abastecimento do Distrito Federal e vai atender 1,3 milhão de pessoas, incluindo municípios de Goiás, como Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.

