menu-iconPortal AECweb

Gerdau divulga expectativas positivas para o terceiro trimestre de 2022

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

A multinacional, contudo, aposta em um impacto significativo nos custos de carvão para o período

foto do logo da Gerdau
A declaração foi anunciada logo após a alta de 46,2% no lucro líquido da companhia durante o segundo trimestre do ano (Foto: casa.da.photo/Shutterstock)

04/08/2022 | 14:01 – A Gerdau, multinacional produtora de aço, divulgou suas previsões para o terceiro trimestre de 2022. Segundo o presidente do grupo, Gustavo Werneck, o cenário é de otimismo acerca do desempenho do grupo siderúrgico, apesar de esperar maiores impactos nos custos do carvão. A expectativa é que será entregue uma performance alinhada ao recorde do ano passado, senão maior.

A declaração foi anunciada logo após a alta de 46,2% no lucro líquido da companhia durante o segundo trimestre do ano, em comparação com o primeiro — ainda que a economia mundial esteja enfrentando o risco iminente de uma recessão nos Estados Unidos e uma queda considerável na demanda por aço no Brasil, diante da alta dos juros.

“O Brasil, independente da política, tem um fundamento de negócios bastante robusto. Não vemos grandes alterações na demanda, mas um período mais volátil”, disse Werneck em conferência com jornalistas. “Vamos entregar um ano que vai ser histórico para a Gerdau”, afirmou.

Apesar do otimismo, Werneck considerou a queda recente no autoconsumo da construção e afirmou que espera uma estabilidade na demanda por aço no terceiro trimestre no Brasil. Isso porque esse declínio tem sido compensado por segmentos como máquinas, veículos pesados, energia e infraestrutura — diferentemente do ano passado, quando o país reabastecia os estoques em um período pós-pandemia.

Ainda segundo o executivo, apesar do cenário de instabilidade em território estadunidense, a carteira de encomendas da empresa no país “segue saudável”, o que tem mantido a capacidade produtiva das usinas totalmente ocupada, de acordo com Werneck.

O presidente declarou, ainda, que a companhia possui “muita confiança de que independentemente do tamanho da recessão, ela vai ter menos impacto do que já teve no passado”, citando o pacote de investimento de infraestrutura aprovado em 2021 pelo governo de Joe Biden no valor de mais de 1 trilhão de dólares. Para ele, o pacote vai gerar uma demanda adicional por aço nos EUA da ordem de 5 milhões de toneladas.

Por fim, ao abordar as expectativas para 2023, Gustavo Werneck afirmou que a visibilidade ainda é baixa, e que, por enquanto, só há algumas avaliações. Segundo ele, poucas áreas (como o varejo de construção) “vão sofrer mais” que outras (como indústria de máquinas e infraestrutura), mas que, no setor da Gerdau, a combinação de expectativas somadas ao pacote dos Estados Unidos trazem bons augúrios para a multinacional. 

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: