menu-iconPortal AECweb

Geração de energia fotovoltaica em residências aumentou 2.000% no Brasil

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, nos últimos três anos também houve aumento de 200% na geração desse tipo de energia em usinas solares

Energia solar
Atualmente, considerando a fonte fotovoltaica, o país tem 10 GW de capacidade instalada (Foto: Colour R/Shutterstock)

14/10/2021 | 10:23 – Nos últimos três anos, a geração de energia fotovoltaica por meio de painéis instalados nos telhados de edificações residenciais aumentou 2.000%. A informação foi apresentada por Paulo César Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), durante o programa Brasil em Pauta. Na ocasião, ele também disse que no mesmo período houve aumento de 200% na geração desse tipo de energia em usinas solares. Atualmente, considerando a fonte fotovoltaica, o país tem 10 GW de capacidade instalada — valor que equivale a 70% da capacidade instalada de Itaipu.

Ainda segundo Domingues, o Brasil tem trabalhado para diversificar a sua matriz energética (cerca de 85% da eletricidade no país é proveniente das hidrelétricas). Como exemplo, ele menciona a geração eólica que acontece em mais de 700 usinas distribuídas pelo território nacional e que já responde por 11% da matriz energética brasileira. Nesse sentido, a aposta principal está nas soluções renováveis: 85% da geração de eletricidade no país acontece a partir desse tipo de fonte — enquanto a média no restante do mundo fica em torno de 20%.

Energia solar no Brasil

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que, desde 2012, esse setor já recebeu mais de R$ 56,4 bi em novos investimentos privados. Além disso, gerou 325 mil empregos; foi responsável por mais de R$ 15,1 bi arrecadados em tributos; e evitou que 12,4 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. A entidade indica, ainda, que Minas Gerais é o Estado com a maior potência instalada. Na sequência, aparecem São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Rio de Janeiro.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: