Fortaleza bate recorde na emissão de alvarás de construção
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Segundo a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), o número de documentos expedidos superou o recorde registrado em 2021

Segundo a Prefeitura da cidade, o número retrata a grande expansão econômica da cidade (Foto: windwalk/Shutterstock)
04/01/2023 | 14:51 — A cidade de Fortaleza, no Ceará, bateu recorde na emissão de alvarás de construção em 2022. Segundo a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), foram expedidos 671 documentos até o dia 15 de dezembro, superando os 633 alvarás do ano anterior — que já havia sido considerado um feito inédito.
Segundo a Prefeitura da cidade, o número retrata a grande expansão econômica da cidade, acompanhada de um desenvolvimento significativo de novos negócios. O desempenho ao longo dos últimos anos ilustra a afirmação: em 2018, foram emitidos 400 alvarás de construção. No ano seguinte, o número aumentou para 514, bem como em 2020, que registrou 536 expedições. Em 2021, foram 633, e, em 2022, 671.
“A nossa cidade segue em contínuo desenvolvimento, gerando oportunidades aos fortalezenses, sempre com o olhar atento para a sustentabilidade. Este ano foi especial, com ações e números que comprovam o resultado de muito esforço e dedicação. E 2023 promete uma colheita ainda mais rica”, destacou Luciana Lobo, a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza.
Ela reitera, ainda, que este não é o único índice a simbolizar o crescimento do município. Isso porque a capital cearense, além de ocupar o primeiro lugar no ranking do PIB do Nordeste, também segue no topo da geração de empregos nas regiões Norte e Nordeste, e em 5º lugar dentre todas as capitais do Brasil.
Lobo explica, por fim, que o crescimento da emissão de alvarás se deve à Governança Digital moderna, ágil e eficiente da Seuma, com corpo funcional técnico qualificado e comprometido na solução de problemas.
Com os resultados, a modus operandi da Seuma, que já é referência no Brasil, será ampliado e modernizado, com investimento previsto de R$ 6 milhões em 2023. Assim, terá os serviços existentes aprimorados, ganhará novas amenidades e contará com inteligência artificial para deixar ainda mais ágil a resposta ao usuário.

