Faturamento da indústria de materiais tem queda no início do ano
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Levantamento feito pela Abramat aponta que receitas caíram 1% entre dezembro e janeiro. Na comparação com janeiro de 2018, a queda foi de 3,5%

Levantamento aponta que, em janeiro, houve queda no faturamento dos materiais de base e dos materiais de acabamento, que tiveram variação de -1,7% e -0,3%, respectivamente, face ao mês anterior (Créditos: divulgação/ Procon-JP)
25/02/2019 | 16:03 - Conforme pesquisa mensal da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), o faturamento da indústria de materiais de construção caiu 1% entre dezembro do ano passado e o último mês de janeiro. Na comparação com janeiro de 2018, a queda foi de 3,5%. No acumulado de 12 meses, houve aumento de 0,5%.
O levantamento aponta que, em janeiro, houve queda no faturamento dos materiais de base e dos materiais de acabamento, que tiveram variação de -1,7% e -0,3%, respectivamente, em relação ao mês anterior. Com relação ao emprego no setor, o número de vagas caiu 1,3% em janeiro, frente a dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de contratações cresceu 1,4%.
Segundo Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, apesar dos resultados desfavoráveis, a expectativa é de que o crescimento apresentado pelo setor em 2018 se mantenha sustentável.
“A retomada de obras de infraestrutura e a agenda de reformas econômicas terão parte importante no desempenho da indústria de materiais de construção. O setor planeja investir e recontratar em 2019 e, apesar da nossa pesquisa indicar uma desaceleração na retomada, a expectativa se mantém para o fechamento do ano com crescimento de 2% no faturamento em relação a 2018”, disse Navarro.

