Evento AFEAL a Bordo fica acima das expectativas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O objetivo do evento promovido pela AFEAL era estimular a confraternização e interação entre os profissionais do setor de esquadrias

Um evento ousado, assim pode ser definido o encontro de confraternização organizado pela AFEAL para encerrar as atividades no ano de 2014. Apesar do desafio, o ‘AFEAL a Bordo’ superou as expectativas de muitos e atingiu o objetivo traçado em seu planejamento, que era o de estimular a confraternização e interação entre os profissionais do setor de esquadrias. Contando com a participação de mais de 200 pessoas, o navio MSC Preziosa iniciou sua viagem no porto de Santos, no último dia 05 de dezembro.
Na primeira noite, Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL, recepcionou todos os participantes durante o jantar. “Nossa viagem já começou, em clima de descontração e integração. Afinal, todos nós precisamos de alguns dias para descansar, conversar, trocar experiências e refletir sobre as lições que 2014 nos deixa”, afirmou.
Palestras
A manhã do dia seguinte foi preenchida com as atividades oficiais do evento. Como se tratava de um encontro inédito, as palestras também apresentaram novidades e não foram organizadas em auditórios, como normalmente acontece. Ao invés disso, um lounge foi totalmente preparado com poltronas e sofás para receber o público, que lotou o ambiente.
A primeira apresentação ficou a cargo da empresária Luciana Salton, da Vínicola Salton, que abordou a sucessão empresarial, dando informações sobre como esse processo deve ocorrer. Em seguida, aconteceu a palestra do médico Edson Monteiro, perito em medicina ortomolecular, que falou sobre como viver mais e melhor, trazendo dados importantes sobre o bem-estar humano, condição fundamental para o desenvolvimento de qualquer indústria. Na sequência, foi a vez da especialista em coaching Maria Pilar Aznar falar sobre como alcançar resultados, quebrar paradigmas e superar desafios.
Já no terceiro dia de evento, aconteceu palestra com Eduardo José Lopes, conselheiro da AFEAL, sobre o projeto Sustentabilidade Humana. Foram apresentados cases de pessoas que superaram problemas com drogas lícitas e ilícitas e como as empresas podem colaborar nesse processo de recuperação.
Pela participação, todos os palestrantes receberam esculturas criadas pela cooperativa social Dedo de Gente. A decisão de homenagear os palestrantes com produtos fabricados por projetos humanitários foi outra das inovações da AFEAL, que optou por essa entidade pelo seu trabalho de responsabilidade social. Criado há 26 anos pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, o projeto reúne jovens do Vale do Jequitinhonha (MG), região seca e pobre, mas com grande riqueza cultural. Atualmente, a ONG produz mais de duas mil peças diferentes.
Após as palestras, todos os participantes do ‘AFEAL a Bordo’ tiveram tempo livre para aproveitar as demais atividades realizadas no navio, como teatros e festas.
Experiências
Além de todo o conteúdo e lazer realizados no interior do navio, o grupo que participou do ‘AFEAL a Bordo’ teve ainda a oportunidade de visitar as cidades de Búzios (RJ) e Ilha Grande (RJ), locais onde o MSC Preziosa atracou. Na última noite do evento, houve ainda uma surpresa agradável, o comandante do navio, que tem agenda apertada durante toda a viagem, conseguiu estar presente no coquetel de despedida.
O presidente Lucínio Abrantes dos Santos aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos e o apoio das empresas patrocinadoras. “Neste grande encontro, fizemos descobertas, pessoas que conhecíamos de vista e que, aqui, nos surpreenderam positivamente. Sei que levaremos para nossas vidas amizades novas e antigas, que prometem ser de longo prazo. Até mesmo as palestras programadas pela AFEAL tiveram como objetivo o crescimento pessoal. No lugar dos termos do dia a dia – alumínio, silicone, unitizado, mão de amigo, estanqueidade – mergulhamos em outros universos, tirando lições para nossa vida pessoal e como empresários”, disse.

