menu-iconPortal AECweb

EUA podem impor imposto de 20% sobre madeira importada do Canadá

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

O secretário de Comércio, Wilbur Ross, disse que a tarifa será aplicada retroativamente e imposta às exportações canadenses ao país, de US$ 5 bilhões ao ano

24 de abril de 2017 - O governo do presidente Donald Trump está tomando medidas de retaliação comercial contra o Canadá e estuda impor uma tarifa de 20% sobre madeira de fibra longa importada do país, normalmente usada na construção de residências.

Em entrevista segunda-feira, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, disse que a tarifa será aplicada retroativamente e imposta às exportações canadenses ao país, de US$ 5 bilhões ao ano.

Ross também disse que a disputa comercial entre EUA e Canadá gira em torno de algumas províncias canadenses que teriam permitido que madeireiras cortassem árvores a custos reduzidos e vendessem madeira a preços baixos.

A alegação de que o Canadá subsidia indevidamente suas exportações é preliminar, e o Departamento de Comércio ainda terá de tomar uma decisão final. Além disso, a Comissão de Comércio Internacional deverá verificar se a indústria americana foi prejudicada. Mesmo uma decisão preliminar, porém, traz consequências imediatas, desencorajando os importadores de madeira comprar do Canadá.

"Tentamos negociar um acordo, mas não conseguimos", disse Ross, acrescentando que administrações anteriores também não conseguiram resolver a disputa.

O secretário afirmou que o governo americano notificou Canadá da sua decisão.

Fonte: Valor Econômico
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: