Estudo sobre Políticas Permanentes de Habitação está disponível
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Encomendado pelo Sinduscon – SP os resultados do estudo foram apresentados pela economista Ana Maria Castelo, durante workshop realizado pela entidade
O estudo da FGV sobre Políticas Permanentes de Habitação, encomendado pelo SindusCon-SP, em parceria com CBIC, Apeop, Abrainc e Secovi-SP, já está disponível para download. Os resultados do estudo foram apresentados pela economista Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção da Fundação Getulio Vargas (FGV), durante workshop realizado no SindusCon-SP em 13 de outubro.
Na ocasião também foi divulgada pesquisa realizada por FGV/SindusCon-SP junto às construtoras sobre produtividade. Segundo o levantamento, 93% das empresas consultadas consideram o MCMV importante. Entre as que atuam no PMCMV, boa parte afirmou que procura, sim, enfrentar o desafio de aumento de produtividade e tem direcionado esforços em diversas frentes, de acordo com suas possibilidades. Os avanços na produtividade das mesmas, porém, foram considerados discretos. Aliado a isso, os entrevistados consideram que investir e custoso e requer um horizonte de negócios mais longo.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelas construtoras em primeiro lugar estão morosidade dos órgãos municipais e da Caixa e/ou falta de clareza e mudança de regras. A dificuldade na negociação de correção de contratos é outro obstáculo apontado pelas construtoras, seguido da burocracia enfrentada nos cartórios, órgãos estaduais e concessionárias (água, luz, esgoto), e a falta de um horizonte de investimento. Nesse contexto, a coordenadora sugere a criação de mecanismos mais eficazes de coordenação entre os agentes envolvidos nos programas de habitação.

