Estação brasileira na Antártica vence prêmio APCA 2020
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Premiação foi dividida em dez categorias, que abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão

Estação foi projetada pelo Estúdio 41 (Créditos: Mauricio de Almeida/ TV Brasil)
27/01/2021 | 16:39 - A Associação Paulista dos Críticos de Artes divulgou os vencedores do Prêmio APCA 2020. A premiação foi dividida em dez categorias, que abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. Devido à pandemia de Covid-19, nesta edição do prêmio, menos categorias foram contempladas.
Em nota pública, a APCA orientou que “as áreas optantes por realizar eleição de Melhores do Ano se utilizem de elementos de bom senso e razoabilidade, levando em conta as dificuldades econômicas e o caráter diferenciado da produção artística como um todo neste ano”.
Dessa forma, foi sugerido que, excepcionalmente este ano, não fossem reproduzidas categorias comumente premiadas em outros anos e que cada área fosse limitada a três troféus.
Na edição de 2020, o júri da categoria arquitetura foi composto por: Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recamán, Maria Isabel Villac, Monica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh (arquiteta e urbanista e atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) e Renato Anelli.
Atendendo às orientações da associação, os três premiados da categoria arquitetura foram:
Obra de Arquitetura: Estação Antártica Comandante Ferraz, projetada pelo Estúdio 41
Fronteiras da Arquitetura: Marcha a Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem
Urbanidade: Padre Júlio Lancellotti

