Entidades preparam programação da Megasipat
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A Megasipat - Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – tem o objetivo de atingir em todo o Estado de São Paulo, 2.450 trabalhadores
As vice-presidências de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP reuniram-se em 24 de julho, com representantes do Senai-SP, Sesi-SP, Seconci-SP e CIM Mulher (Centro de Integração da Mulher), para definir a programação da 15ª Megasipat (Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). A meta deste ano é atingir em todo o Estado de São Paulo 2.450 trabalhadores, que depois se transformarão em multiplicadores do conhecimento no ambiente de trabalho e nas próprias famílias.
O evento é gratuito e exclusivo para os trabalhadores inscritos pelas empresas de todos os portes associadas ao SindusCon-SP. O objetivo é auxiliá-las a complementarem a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
O calendário oficial do evento de 2014 inicia em 19 de agosto, com uma edição especial para os colaboradores das entidades, e vai até 14 de novembro, para os trabalhadores das associadas do SindusCon-SP e suas terceirizadas, percorrendo todas as Regionais do sindicato. O tema central deste ano é “Trabalhador Protegido, Ambiente Seguro e Saudável”.
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, abriu a reunião. “O objetivo da Megasipat é transmitir conhecimento das questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalho na construção civil. Pelas pesquisas que temos, este trabalho tem surtido bastante efeito positivo. Mas a cada ano surgem novos desafios, como o tema do trabalho análogo ao escravo, cuja conceituação tem causado sérios problemas para as nossas empresas”, disse. Segundo ele, pelo menos uma das atividades deverá debater com os trabalhadores o que é ou não um canteiro irregular.
Uso de celular - Após o sucesso da oficina de nós, que reforçou a importância do atendimento à NR 35 (Trabalho em Altura), o Senai-SP propôs uma palestra que vai ensinar como usar corretamente o cinto de segurança tipo paraquedista. “Pior do que não usar o cinto é colocá-lo de forma incorreta”, comentou Luiz Roberto Gasparetto, coordenador técnico da Escola Senai Tatuapé.
Com base no sucesso do Túnel Auditivo inflável (chamado de Orelhão), atividade que o Sesi-SP disponibilizou em 2013, a Megasipat 2014 levará uma boca inflável gigante para dar orientações sobre escovação dos dentes. Entre outras ações, o Sesi-SP também fará uma atividade interativa que discutirá o uso de telefones celulares nos canteiros de obra e o consumo consciente de água e energia elétrica.
Ecoarte - Haverá ainda uma oficina de topiaria, que vai ensinar os trabalhadores a fazerem uma miniárvore (veja foto ao lado) com um pedaço de metro (similar à trena) de madeira, caixa embutida de instalação elétrica, barbante e pregos.
Combate à compulsão - O Seconci-SP continuará oferecendo os exames de glicemia, pressão arterial e acuidade visual e propôs palestras sobre comportamentos compulsivos, dependência química, higiene pessoal e primeiros socorros.
A atividade deste ano do CIM Mulher fará menção às estruturas de uma edificação para debater o polêmico tema da pedofilia, na palestra “Reforçando os Alicerces”. Segundo a diretora do Centro de Integração da Mulher (CIM), Cintia de Almeida, a ideia é abrir um espaço para que os homens reflitam sobre a sua própria vida privada.

