Empresas podem recontratar funcionários demitidos em menos de 90 dias
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Conforme Portaria 16.655, a recontratação dos funcionários demitidos sem justa causa deve respeitar os mesmos termos do contrato rescindido

A nova regra modifica a Portaria 384/92, que estabelecia que a empresa só poderia recontratar funcionários demitidos sem justa causa após 90 dias (Créditos: Gabriel_Ramos/ Shutterstock)
20/07/2020 | 11:07 - O Governo Federal publicou a Portaria 16.655, que permite às empresas recontratarem, em menos de 90 dias, funcionários demitidos sem justa causa. A medida vale durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus e visa facilitar a readmissão dos empregados para viabilizar uma recuperação mais rápida do mercado de trabalho.
Conforme o texto, a recontratação dos funcionários deve respeitar os mesmos termos do contrato rescindido. Também é disposto que a readmissão poderá se dar em termos diversos do contrato rescindido quando houver previsão nesse sentido, em instrumento decorrente de negociação coletiva.
A nova regra modifica a Portaria 384/92, que estabelecia que a empresa só poderia recontratar funcionários demitidos sem justa causa após 90 dias.
O Ministério da Economia informou, em nota, que haverá “ostensiva fiscalização” para apurar possibilidades de fraudes e fixar penalidades às empresas que cometerem infrações.
Leia também:
Decreto prorroga em 30 dias prazo para redução de jornada e salário
Sancionada lei que permite redução de salários e jornada durante pandemia

