menu-iconPortal AECweb

Emprego na construção brasileira cai 0,51% em 2014

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em dezembro o índice apresentou queda de 4,34% frente a novembro, segundo pesquisa do SindusCon-SP/FGV.

Em 2014, o nível de emprego na construção brasileira registrou queda de 0,51% em comparação com o ano anterior. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 18 mil trabalhadores com carteira assinada, de acordo com pesquisa elaborada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas). Com isso, ao final do dezembro o número de trabalhadores do setor somava 3,285 milhões.

Comparado a dezembro de 2013, o indicador foi negativo em 4,75% - com redução de 163,8 mil postos. Em relação a novembro de 2014, o nível de emprego apresentou retração de 4,34%, com saldo negativo de 149 mil vagas. Na análise de José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP, a queda no número de empregados em 2014 já era esperada pelo setor. “Além da desaceleração no volume de edificações imobiliárias, o setor de infraestrutura também registrou diminuição do ritmo de obras em função de diversos fatores, entre eles: interrupções de obras e demissões em função de atrasos de pagamentos dos governos da União e dos Estados, adiamento de ordens de serviços para início da execução de obras e até cancelamento de contratos em decorrência dos desdobramentos da Operação Lava Jato.”

“A expectativa para 2015, no setor imobiliário, ainda é de queda no emprego, uma vez que o menor volume de obras neste ano é fruto de decisões de investimento tomadas no ciclo de desaceleração em 2013 e 2014. Para as obras de infraestrutura, esperamos que, passada a fase do ajuste, os governos coloquem seus pagamentos em dia e reiniciem contratações de novas obras, além de impulsionarem licitações de concessões e parcerias. Com isso, há expectativa de retomada do crescimento da construção em 2016.”

No mês, todas as cinco regiões do país apresentaram resultado negativo.

Estado de São Paulo

No Estado de São Paulo, em 2014 o indicador apresentou baixa de 0,70% ante o ano anterior, com o saldo entre demissões e contratações ficando negativo em 6 mil trabalhadores. Com o resultado, o número de empregados na construção civil no Estado ao final de dezembro somava 819,5 mil pessoas com carteira assinada.

Em comparação com dezembro de 2013, o nível de emprego caiu 3,83% - com redução de 32,6 mil postos. Em relação a novembro de 2014, o índice apresentou retração de 3,37%, com saldo negativo de 28,6 mil vagas. Todas as regiões pesquisadas apresentaram retração no período.

Fonte: Sinduscon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: