menu-iconPortal AECweb

Em outubro as vendas dos distribuidores recuam 8,3%

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Em relação a setembro, o volume comprado apresentou crescimento de 3,7%

23 de novembro de 2016 - As vendas de aços planos pela rede de distribuição, em outubro, cresceram 2% em relação a setembro. No entanto, recuaram 8,3% na comparação com igual mês do ano passado, a 256,2 mil toneladas, informou nesta terça-feira (22) o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).

Já as compras no mês passado subiram 4,8% ante o mesmo período de 2015, totalizando 272,9 mil toneladas. Em relação a setembro, o volume comprado apresentou crescimento de 3,7%.

Diante desse desempenho, em outubro os estoques da rede de distribuidores subiram 1,9% em relação ao mês anterior, atingindo o montante de 911,9 mil toneladas. O giro permaneceu estável, fechando em 3,6 meses. O ideal, segundo o Inda, são estoques de 2,5 meses.

As importações de aços planos tiveram alta de 50% em outubro na comparação anual. Segundo o presidente da entidade, Carlos Loureiro, o crescimento pode ser explicado por uma importação pontual da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de 39,5 mil toneladas de laminados a quente.

Preços

De acordo com o presidente do Inda, a Usiminas e a CSN estão avisando os distribuidores de aços planos que pretendem fazer novos reajustes de preços a partir do início do próximo mês.

"A Usiminas está comunicando sobre reajuste de 12% na bobina a quente, 10% em bobina a frio e 9% em galvanizados e chapas grossas a partir de 1º de dezembro", contou Loureiro.

O dirigente acrescentou que a CSN já teria comunicado sobre a intenção de reajustar os preços na primeira quinzena de dezembro.

Fonte: DCI
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: