menu-iconPortal AECweb

Em junho, vendas de cimento seguem em ritmo de crescimento

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

No acumulado do ano, 31,5 milhões de toneladas foram comercializadas, aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado

No tocante a junho de 2021, os principais indutores de crescimento continuam sendo as obras imobiliárias e as reformas residenciais e comerciais (Créditos: nutt/ Shutterstock)

12/07/2021 | 15:54 - As vendas de cimento totalizaram 5,5 milhões de toneladas em junho, o que corresponde a uma alta de 1,7% em comparação ao mesmo mês de 2020. No acumulado do ano, 31,5 milhões de toneladas foram comercializadas, aumento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Este quadro se deve, principalmente, a uma base de vendas muito fraca no período de janeiro a maio do ano passado e ao efeito estatístico que favoreceu os percentuais de crescimento da atividade nos primeiros cinco meses deste ano. Em linha com as previsões do Sindicato Nacional da Industria do Cimento (SNIC), o arrasto estatístico passa a partir de junho a impactar negativamente a performance de vendas da commodity.

No tocante a junho de 2021, os principais indutores de crescimento continuam sendo as obras imobiliárias e as reformas residenciais e comerciais.

Na avaliação por dia útil – indicador que analisa o número de dias trabalhados –, em junho, as vendas caíram 0,5% face a maio, com 236,4 mil toneladas de cimento comercializadas. Em comparação a junho do ano passado, houve alta de 1,5%.

Segundo a SNIC, na contramão da desaceleração das vendas de cimento, o maior desafio do segundo semestre é manter a boa performance, chegando ao final do ano com crescimento aproximado de 6%.

" É fundamental a continuidade dos lançamentos imobiliários, a manutenção do ritmo das obras, aumento da massa salarial (emprego e renda) e da atividade econômica que manterão o fôlego do autoconstrutor e a confiança do empreendedor. A infraestrutura continua sendo uma atividade de extrema importância para a indústria do cimento e os resultados dos leilões e concessões ocorridos principalmente a partir de abril começarão a ser percebidos em 2022", comentou Paulo Camillo Penna, Presidente do SNIC.

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: