Distrito Federal executa 72% das obras do Sistema Produtor Corumbá
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Projeto executado em consórcio com o estado de Goiás deve ampliar a capacidade de atendimento hídrico na região. Conclusão está prevista para ocorrer até o final do ano
Sistema terá capacidade de captar 2,8 mil litros de água na primeira fase (crédito: divulgação/Governo de Brasília)
23/01/2018 | 17:57 – A parte do Distrito Federal nas obras do Sistema Produtor de Água Corumbá está 72% concluída. A expectativa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, é que os trabalhos sejam finalizados até o final desse ano.
Considerado o principal agente de segurança hídrica das próximas décadas, o sistema deve captar até 2,8 mil litros de água por segundo na primeira fase dos trabalhos. Em uma segunda fase, depois de 2018, a capacidade vai dobrar para 5,6 litros por segundo.
Com orçamento de R$ 540 milhões, as obras são fruto de um consórcio entre o Distrito Federal e Goiás. A construção da adutora de água tratada, da estação de tratamento de água, em Valparaíso (GO), e de 15,5 km da adutora de água bruta são de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Já a execução dos 12,7 km restantes da adutora (97% executada), da captação e da estação de bombeamento, em Luziânia (GO), são de responsabilidade da Companhia Saneamento de Goiás S.A (Saneago).
As intervenções devem beneficiar inicialmente mais de 1 milhão de pessoas residentes no DF e em municípios goianos. Na segunda etapa esse número vai chegar a 2,5 milhões, metade em cada unidade federativa.

