Diretores em reunião na AFEAL avançam contra a não conformidade
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Reunião define credenciamento por escopo dos Sistemas no programa de qualidade da AFEAL

Em reunião realizada em novembro, na sede da AFEAL, entre os representantes de empresas que desenvolvem sistemas e fornecem perfis para os fabricantes de esquadrias de alumínio e os diretores da entidade, foram aprovados os últimos ajustes no texto que compõe o documento de diretrizes do Programa AFEAL de Credenciamento de Sistemas.
As correções no documento foram feitas com base em questionamentos realizados em reuniões anteriores e sugeridas pelos próprios representantes das empresas para Fabiola Rago Beltrame, diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ), contratado para gerir os processos de avaliação de conformidade. O objetivo da discussão foi o de estabelecer critérios claros, isonômicos e rígidos no combate a não conformidade, de forma ampla e democrática.
Entre os pontos mais importantes, definiu-se que as tipologias dos sistemas e serviços das empresas serão credenciados pela AFEAL seguindo escopos conforme a estratégia de cada empresa sistemista. Porém, essa medida não altera o caráter de crime o da comercialização de sistemas e produtos não conformes e as empresas serão denunciadas se assim procederem. Nesses casos, a AFEAL, por meio do PSQ, promove as ações administrativas e judiciais cabíveis.
De acordo com o vice-presidente de Programas da Qualidade, Sr. Alberto Cordeiro, “objetivo da AFEAL é que o programa seja evolutivo, onde o sistemista consiga credenciar todos as tipologias, conforme a sua estratégia de mercado”.
Para que os fabricantes consigam executar os padrões e obter a qualificação no Programa Setorial da Qualidade, ligado ao Ministério das Cidades do Governo Federal, entre outras regras, foi definido na reunião a obrigatoriedade do sistemista especificar no catálogo todas as informações necessárias para os fabricantes conforme as normas ABNT NBR 10821 e 15575 (norma de esquadrias e de desempenho de edificações habitacionais).
Ficou estabelecido também o conceito de Empresa Sistemista, considerando que são aquelas que desenvolvem e comercializam pacote completo das tipologias e serviços necessários para a fabricação e instalação de esquadrias de alumínio em obras.
Os encontros anteriores já haviam tratado dos aspectos técnicos dos processos de avaliação e auditorias de produtos, prazos, ensaios das tipologias, sistema de denúncias de esquadrias não conformes, entre outros
O resultado da reunião foi considerado como um grande avanço no combate a não conformidade do segmento.

