DF anuncia grupo técnico para fiscalizar mais de 700 viadutos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
A iniciativa tem o objetivo de evitar a repetição de casos como o desabamento no Eixo Rodoviário Sul, na área central de Brasília, que completou um ano na última semana

Desde a queda do Eixão Sul até hoje, apenas 28 viadutos foram vistoriados pelo Governo do Distrito Federal (Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
12/02/2019 | 15:42 – O Governo do Distrito Federal criou um grupo técnico que fará a vistoria de mais de 700 viadutos da capital federal. A iniciativa tem o objetivo de evitar a repetição de casos como o desabamento no Eixo Rodoviário Sul, na área central de Brasília, que completou um ano na última semana.
“Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto. Diante disso, criou-se este grupo técnico com o intuito de vistoriar as pontes e viadutos e disseminar essa cultura [de manutenção]. Deixaremos de ser reativos”, explicou o secretário de Obras do Distrito Federal, Izidio Santos Junior.
O Grupo Técnico é resultado de uma parceria entre o Governo Estadual e o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). A equipe será formada por engenheiros, técnicos e especialistas da gestão estadual e de entidades da sociedade civil.
Desde a queda do Eixão Sul até hoje, apenas 28 viadutos foram vistoriados pelo Governo do Distrito Federal. Destes, cinco foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. Outros três viadutos possuem suas reformas em processo de licitação e mais nove estão com projetos ainda em desenvolvimento. Os oito viadutos restantes estão com edital previsto para a segunda metade deste ano.
Também estão em processo de licitação as obras em 48 viadutos, que abrangem a revitalização de todas as tesourinhas do Plano Piloto.

