Curitiba receberá exposição internacional sobre madeira engenheirada
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Programado para março, o evento acontecerá no Campus da Indústria do Sistema Fiep

A madeira engenheirada é até cinco vezes mais leve do que o concreto (Foto: Peeradontax/Shutterstock)
17/01/2023 | 10:54 — Entre os próximos dias 06 e 24 de março, Curitiba receberá a exposição Woodlife Sweden. O evento, que acontece no Campus da Indústria do Sistema Fiep, terá como protagonista a madeira engenheirada — sistema até cinco vezes mais leve em relação ao concreto e que pode ser utilizado em projetos residenciais, espaços públicos e edifícios comerciais.
Leia também
• Madeira engenheirada é opção estrutural para edificações
• Madeiras resinosas devem ser tratadas com fundo isolante
• Projetos em madeira engenheirada ganham corpo no Brasil
Na mostra, os visitantes poderão conhecer 40 projetos de empreendimentos de várias escalas que foram executados em madeira na Suécia. As obras comprovam que a arquitetura, o urbanismo e o design têm papel importante na tarefa de reduzir os impactos climáticos causados na construção de produtos e edifícios (em convergência com os objetivos da ONU).
Em paralelo à exposição, no dia 06 de março ocorrerão rodas de discussão e workshops sobre o tema. Os painéis reunirão especialistas suecos, arquitetos, pesquisadores e empresários.
Madeira engenheirada
Madeira engenheirada se refere a uma série de materiais produzidos a partir de eucalipto ou pinus, matéria-prima submetida a processos e tratamentos que agregam homogeneidade e qualidade. Entre essas soluções, estão a madeira laminada colada (MLC) — indicada para pilares e vigas — e a madeira laminada cruzada, usada em lajes e paredes estruturais.

