menu-iconPortal AECweb

CUB paulista se mantém estável em março

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Custos são influenciados pela baixa demanda do mercado no cenário atual de crise

Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo nas obras incluídas na desoneração se manteve estável com leve alta de 0,01% em março, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). No período, o CUB representativo da construção paulista (RN-8) ficou em R$ 1.145,84 por metro quadrado. Em 12 meses foi apurada alta de 4,77%.

Dentro da composição do indicador, os custos médios com materiais de construção subiram 0,03% em março, enquanto os com mão de obra os administrativos indicaram estabilidade.

No curto prazo, este cenário deverá se manter, esperando-se uma variação maior da mão de obra apenas em maio, quando haverá o dissídio anual da construção civil em São Paulo", comenta o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

Sem desoneração

Nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos o CUB também apresentou acréscimo de 0,01% em março em relação ao mês anterior, totalizando R$ 1.232,86 por metro quadrado.

Na mesma base de comparação, foi registrada alta de 0,03% nos materiais de construção, já os custos com mão de obra e administrativos permaneceram estáveis. Em 12 meses, o indicador apresentou alta de 4,90%.

Custos dos insumos

Em março, três insumos da construção pesquisados pelo SindusCon-SP registraram elevação superior do IGP-M, que no período subiu 0,51%. A maior alta foi registrada para fechadura, tráfego moderado acab. Cromo, de 1,16%.

Custo Unitário Básico (CUB)

Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o Custo Unitário Básico (CUB) é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Fonte: SindusCon-SP
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: