Cresce impacto causado pela o aumento de condomínios verticais na vizinhança
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Nesse cenário de adensamento populacional, os conflitos em condomínios têm crescido exponencialmente
Dados do IBGE de 2010 mostram que 85% da população brasileira vivem em cidades projetadas para serem cada vez mais verticais. Nesse cenário de adensamento populacional, os conflitos em condomínios têm crescido exponencialmente.
Com o crescimento de condomínios verticais, aumentou também o número de moradores, que ocupam pela primeira vez este estilo de vida, o que aumenta os conflitos diários. Muitos dos casos acabam se transformando em caso de Justiça, trazendo uma série de problemas para moradores, condomínio, síndico e administradora.
Para Michel Rosenthal Wagner, membro técnico das vice-presidências de Administração Imobiliária e Condomínios e de Sustentabilidade do Secovi-SP, presidente da Comissão do Direito Imobiliário da OAB - Seccional Pinheiros e pós-graduado em Direitos Coletivos e Difusos da PUC/SP, muitos dos conflitos em condomínios residenciais ou empresariais seriam solucionados se os envolvidos conhecessem e aplicassem a legislação que regulamenta os deveres e direitos de vizinhança.
Rosenthal Wagner, que esteve na Regional de Sorocaba do Secovi-SP, no final de julho para ministrar a palestra “Impacto da Vizinhança Condominial” para síndicos e administradoras de condomínios, disse ainda que é importante que administradoras, síndicos e conselheiros conheçam a legislação sobre os direitos de vizinhança, sejam federais, estaduais, municipais e, sobretudo, o estatuto do condomínio.
Conflitos mais comuns
Animais de estimação, vagas de garagem, barulho fora de horário, infiltrações, obras e vazamentos, mudanças, higiene e limpeza das unidades e da área comum estão entre os problemas mais comuns apontados por Rosenthal Wagner registrados no dia-a-dia dos condomínios. A gestão interna dos conflitos de vizinhança deve ser uma prática comum nos condomínios. "É preciso que se crie uma cultura de gestão de conflitos em condomínios para que haja a garantia dos três "s" da vizinhança: segurança, sossego e saúde de todos aqueles que habitam aquele espaço", afirma Rosenthal Wagner.
Para Cleusa Maria Bersi, diretora de Condomínios da Regional Sorocaba do Secovi-SP, a participação de moradores, síndicos, administradores de condomínios e até de síndicos profissionais nas atividades do Ciclo de Palestras promovido pelo Sindicato é relevante. A iniciativa traz profissionais e especialistas com inovações, informações atualizadas e novas tecnologias no segmento de administração de condomínios.

