Cresce a satisfação de passageiros com infraestrutura de aeroportos
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Pesquisa feita pela Secretaria Nacional de Aviação Civil apontou que 91% dos passageiros consideram os principais terminais do País como “bons” ou “muito bons”

Segundo o levantamento, os terminais que apresentaram maior melhora em sua avaliação geral em relação ao terceiro trimestre do ano passado foram os de Florianópolis, Belém e Fortaleza (Créditos: divulgação/ Prefeitura de Florianópolis-SC)
11/11/2019 | 15:34 - Conforme a “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, 91% dos passageiros consideram “bons” ou “muito bons” os 20 maiores aeroportos do País.
O levantamento, realizado no terceiro trimestre do ano, teve a participação de 25.461 usuários de aeroportos e apontou nota média de 4,42 para os terminais. O resultado indica aumento na satisfação dos passageiros com a infraestrutura aeroportuária, em comparação ao trimestre anterior, que teve nota de 4,36. A pesquisa utiliza uma escala de 1 a 5 para avaliar os aeroportos, onde 1 significa "muito ruim" e 5, "muito bom".
Segundo o levantamento, os terminais que apresentaram maior melhora em sua avaliação geral em relação ao terceiro trimestre do ano passado foram o de Florianópolis, com crescimento de 9% da nota média dos usuários; o de Belém, com 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7%.
Também houve melhora nos aeroportos de Goiânia (1,7%), Brasília (1,5%), Vitória (1,3%), Maceió (1%), Cuiabá (0,8%), Campinas (0,7%), Curitiba (0,7%), Manaus (0,5%), Porto Alegre (0,5%), Rio-Santos Dumont (0,4%) e São Paulo-Congonhas (0,1%).
A “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário” ouve usuários dos principais aeroportos do País sobre suas experiências em voos domésticos e internacionais, avaliando diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, além de processos como inspeção de segurança, check-in e restituição de bagagem. Os dados apurados servem como um referencial para a administração dos aeroportos.
De acordo com a secretaria, dos 38 indicadores pesquisados, 30 (79%) obtiveram média superior a 4 (bom), mantendo-se dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias.

