Contratantes inadimplentes do CDHU ganham programa de regularização de dívidas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Os mutuários inadimplentes já totalizam 75 mil contratos no Estado de São Paulo

Os mutuários que escolherem manter o negócio poderão parcelar suas dívidas sem a necessidade de pagar entrada ou juros (Foto: Alexandre Carvalho/Governo de SP)
24/03/2022 | 14:03 – Os mutuários — como são chamados os contratantes que recebem o empréstimo de programas mútuos — de imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) ganharam uma nova oportunidade de regularizar suas dívidas.
Isso porque o governo do Estado de São Paulo lançou um programa que viabiliza condições mais acessíveis para a quitação dessas dívidas, através de acordos com juros zerados, sem entrada e com pagamento parcelado.
Assim, os contratantes possuem duas opções: rescindir, ou não, o contrato. Aqueles que optarem pela rescisão do acordo, terão como alternativa a quitação à vista — com pagamento no débito, e sem a penalização com incidência de juros e multas — ou o reparcelamento do saldo residual do contrato.
Os mutuários que escolherem manter o negócio, por sua vez, poderão parcelar suas dívidas sem a necessidade de pagar entrada ou juros. Além disso, as parcelas terão valor mínimo de R$ 60, somado à prestação mensal.
Qualquer outra situação de inadimplência será avaliada pela própria CDHU.
Dos 75 mil mutuários que estão com dívidas em aberto no Estado de São Paulo, 16 mil enfrentam processos jurídicos em progresso. Outros 3 mil possuem mandados de reintegração de posse, emitidos pela companhia.
“A inadimplência era de 19% no início da pandemia [do novo coronavírus], e, hoje, chegou a 26% de inadimplência. Sensibilizados por isso, estamos anunciando um programa inédito de facilitar, de renegociar ou de repactuar com as famílias, suspendendo todas as reintegrações de posse e dando a oportunidade dessas famílias buscarem a renegociação em condições únicas”, afirmou Flavio Amary, secretário estadual da Habitação.
O programa entra em vigor a partir do dia 4 de abril, com inscrições por meio do serviço telefônico Alô CDHU: 0800-000-2348. Para conferir demais orientações e requisitos para aderir à iniciativa, clique aqui.

