Construmarket e Softplan se unem para digitalizar o setor
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção, e Jorge Alvarez, CEO da Construmarket (Foto: Luiz Guilherme Gonçalves Santos)
A Construmarket – um hub completo de plataformas digitais, conteúdo e inteligência de mercado para Construção Civil, Facilities e Manutenção Industrial – acaba de entrar para o Grupo Softplan, um dos maiores ecossistemas de negócios MultiSaaS e transformação digital do país.
O movimento é estratégico porque, a partir de agora, as empresas poderão atuar em conjunto para digitalizar o setor e impulsionar a indústria da Construção. Juntas, as soluções vão permitir a integração de mais de 80% da cadeia da construção civil e devem oferecer a maior cobertura do Brasil.
Isso porque o Grupo Softplan é responsável pelo Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, liderado pelo Sienge e composto também pelo Construtor de Vendas (CV CRM), pela Prevision, eCustos, Collabo e Refera. A entrada da Construmarket vem fortalecer o protagonismo do ecossistema Sienge na integração da cadeia e marca a estreia da Softplan nos mercados de Autoconstrução, Arquitetura e Operações.
A união faz parte da estratégia de expansão da companhia, que pretende se tornar a maior plataforma MultiSaaS do Brasil e atingir, em 2023, R$ 760 milhões de faturamento. “Esse é um movimento que corrobora a nossa estratégia de fortalecimento e expansão dos segmentos em que atuamos, aumentando nossa presença na cadeia da construção e permitindo que geremos ainda mais valor para os nossos clientes”, explica Eduardo Smith, CEO da Softplan.
Para Jorge Alvarez, CEO da Construmarket, os profissionais da construção sentirão mudanças bastante significativas. “Vamos garantir uma real conexão entre todas as etapas em um segmento historicamente fragmentado, o que vai gerar uma eficiência operacional sem precedentes. Juntos, vamos escalar a presença da tecnologia e acelerar o crescimento de todos os profissionais da construção civil. Ao impulsionar a transformação digital, é claro, vamos melhorar a qualidade de vida dos profissionais do setor”, declara.
Leia também: Construmarket entra para o Grupo Softplan: Entrevista com Jorge Alvarez
União em números
Com a chegada da Construmarket, as soluções do Grupo Softplan transacionam R$ 55 bilhões em insumos ao ano, reforçando sua estratégia de supply chain para o segmento, iniciada com a aquisição da Collabo em 2022.
“Nossa união chega como algo inédito e ampliará a presença de nosso Ecossistema em todas as etapas de obra, ou seja, de seu planejamento até possíveis reparos e manutenções. Unindo nossos esforços, atingiremos mais de 1,2 milhão de usuários diretamente conectados aos nossos produtos, além de cerca de 210 mil obras gerenciadas pelas nossas soluções”, explica Ionan Fernandes, Diretor Executivo da Softplan para a Indústria da Construção.
A colaboração entre as duas empresas também impacta diretamente o número de construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos: de 6 mil, o número salta para 12 mil organizações atendidas.
O movimento deve reforçar, ainda, a estratégia de produção de conteúdo especializado: ao somar a audiência do Blog do Sienge, do Portal AECweb e da Galeria da Arquitetura os portais do grupo passam a ter cerca de 50% do tráfego da internet brasileira em conteúdos voltados para a indústria da construção.
Time da Construmarket celebra união com o Grupo Softplan (Foto: Luiz Guilherme Gonçalves Santos)
O que muda na prática?
De acordo com Alvarez, a operação da Construmarket – que tem mais de 70 mil obras digitalizadas, 2.200 clientes ativos e faturamento projetado de 38 milhões para 2023 – será mantida: a empresa seguirá com o mesmo time, as mesmas plataformas e portais. A expectativa, no entanto, é que as possibilidades de melhoria, colaboração e crescimento cresçam de forma exponencial.
Além disso, as integrações que já existiam entre as plataformas das empresas – como a do Sienge com o Construcompras, por exemplo – serão fortalecidas e outros pontos de sinergia entre as soluções serão explorados de modo a aproximar o Sienge dos canteiros de obras e oferecer uma experiência mais fluída aos seus clientes.

