Construção se alia a tecnologia para estimular a venda de imóveis
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O objetivo é melhor a experiência de compra do consumidor e garantir os negócios
20 de julho de 2016 - Em uma verdadeira corrida para estimular a venda de imóveis, as construtoras têm se aliado a empresas de tecnologia para melhorar a experiência de compra do consumidor e garantir negócios.
"Estimular as vendas não é apenas fazer descontos e facilitar o pagamento da entrada. O consumidor gosta, por exemplo, de acompanhar a obra em tempo real [por meio de drones] e ter aplicativos que facilitem também a comunicação com a construtora e dê segurança sobre o andamento da obra", diz o professor de marketing e especialista da Universidade Paulista, Emerson Cabreiro.
Para fechar negócios nesse ramo, a Neorama, empresa especializada em cenários digitais e visualização arquitetônica, criou um filme para um lançamento da Gafisa em Santos. A intenção do material era fornecer uma experiência imersiva com impacto emocional, simulando a experiência de estar no empreendimento. "Neste caso, o cliente, ao invés de fazer um apartamento decorado - que tem custo elevado e é destruído logo depois do lançamento - optou por criar uma experiência virtual usando uma sala com projeção em três telas", explica a gerente de marketing da Neorama, Sabrina Lapyda.
Ainda de acordo com essa nova realidade do mercado, outro exemplo se deu no lançamento do empreendimento Praças da Cidade, da Cyrela. A Neorama criou vídeos com conceitos mais amplos sobre o empreendimento, abordando questões como mobilidade urbana. "Hoje o cliente final dificilmente vai a um estande, por isso temos que fazer o conteúdo chegar até ele por outros meios. Por isso produzimos filmes que podem ser utilizados em diversos canais", completa Sabrina.
Tendências
Algumas soluções amplamente utilizadas nos EUA estão sendo trazidas para o Brasil com objetivo de auxiliar nas vendas dos remanescentes, um dos principais problemas do mercado imobiliário atual. É o caso do Virtual Staging, onde a Neorama através de óculos VR, possibilita que os possíveis compradores, ao visitarem os apartamentos vazios, possam vivenciá-los mobiliados e decorados em diversos estilos. "Estamos oferecendo uma experiência mais real, simulando a decoração", finaliza ela.

