Construção do BRT-ABC tem conclusão prevista para 2023
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
O BRT é o sistema de ônibus elétricos que ligará a capital paulista à região do Grande ABC

O novo complexo de transporte público contará com investimento de R$ 860 milhões da iniciativa privada (Foto: ImprensaABC/Reprodução)
25/02/2022 | 14:15 – O sistema de ônibus elétrico que ligará a capital paulista à região do Grande ABC, batizado de BRT-ABC, ganhou previsão de conclusão para 2023 — quando o sistema entrará em funcionamento completo. A construção começou nesta quinta-feira (24).
O governo paulista afirmou, em nota, que pretende liberar o funcionamento de um trecho inicial do BRT antes do prazo estabelecido — ainda em 2022 — para o teste final do novo transporte.
Para isso, o novo complexo de transporte público contará com investimento de R$ 860 milhões da iniciativa privada. Os novos ônibus terão exemplares em 20 estações entre a cidade de São Paulo — nos terminais Tamanduateí e Sacomã — e as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul.
Os estudos apontam que, após a conclusão, os novos veículos transportarão até 173 mil passageiros por dia — em itinerários que deverão durar cerca de 40 minutos.
A empresa responsável pela regularização e gerenciamento do BRT-ABC será a própria Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A implantação e operação, por sua vez, será realizada pela empresa concessionária Next Mobilidade.
Os projetos para as estações incluem paradas envidraçadas, climatizadas, com internet wi-fi e painéis que mostrarão a previsão de chegada dos ônibus. Um diferencial aplicado nesse novo modelo é a cobrança das passagens nas próprias estações, para evitar filas e diminuir o tempo de espera em cada ponto.

