Construção de área de lazer em centro de Brasília começará em 2020
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Conhecido como Boulevard Monumental, o novo complexo ficará próximo ao Estádio Nacional de Brasília e qualificará a área como centro da vida noturna na região

Espaço será formado por salas de cinema, restaurantes, casas noturnas, quadras esportivas, academias, clínicas e escritórios (Créditos: divulgação/ Portal da Copa)
25/11/2019 | 12:21 - Serão iniciadas, em 2020, as obras para execução do novo espaço de lazer em Brasília (DF), o Boulevard Monumental. Com área de 830 mil metros quadrados, o complexo ficará situado em área próxima ao Estádio Nacional de Brasília e aos ginásios Nilson Nelson e Cláudio Coutinho, e será formado por salas de cinema, restaurantes, casas noturnas, quadras esportivas, academias, clínicas e escritórios.
O investimento destinado ao projeto será de R$ 500 milhões. A construção ficará sob responsabilidade de uma empresa privada, que deverá gerenciar a organização do espaço, assim como sua implementação.
O projeto do complexo ainda será selecionado. Para isso, foi realizado um concurso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que já conta com três finalistas. A previsão é de que o projeto vencedor seja divulgado até o fim de dezembro, e a empresa responsável, premiada com R$ 5,2 milhões.
A construção irá atender ao projeto original de Brasília, criado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, respeitando ao tombamento da região.
Segundo Luis Otávio, coordenador do concurso para seleção do projeto, o espaço será totalmente aberto e integrado, com o intuito de qualificar o entorno do estádio e fazer com que o espaço se torne o centro da vida noturna e do turismo na região.
Os atuais serviços disponíveis no complexo de piscinas do Ginásio Cláudio Coutinho não serão interrompidos durante a construção do novo empreendimento. Já o Ginásio Nilson Nelson deverá ser demolido logo após o outro espaço, mais moderno, ser erguido no local.
A primeira etapa de execução das obras do Boulevard Monumental deverá ficar pronta em 2022, e a previsão de conclusão do complexo é 2024. O empreendimento será concedido à iniciativa privada a partir de janeiro do próximo ano e a outorga terá duração de 35 anos.

