Construção da usina de biomassa é iniciada em Alagoas
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Sob o comando das empresas Braskem e Veolia, a expectativa é que a usina inicie as operações no início de 2024

A novidade irá suprir a necessidade de energia da fábrica de PVC da Braskem, localizada em Marechal Deodoro, AL (Foto: ShDrohnenFly/Shutterstock)
23/06/2022 | 13:56 – As empresas Braskem e Veolia deram início à construção da nova usina de biomassa, no estado do Alagoas. Com previsão de conclusão para o início de 2024, o projeto foi idealizado sob a proposta de gerar impacto socioambiental positivo para a região, aliado à geração de emprego e destinação correta de resíduos da cidade.
Assinado em 2021, o contrato, batizado de Pedra Fundamental do Projeto Energia Limpa e Eficiente, já conta com investimentos de cerca de R$ 400 milhões de reais. A usina produzirá energia renovável a partir da combustão de biomassa de matéria orgânica, como eucalipto, resíduos industriais e bambu.
Cada um dos 20 anos de validade da iniciativa será responsável pela geração de 900 mil toneladas de vapor. Os produtos representam uma redução anual de aproximadamente 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE), que equivalem a 30% das emissões diretas e indiretas na compra de energia da Braskem no Estado em 2020.
“A parceria com a Veolia reforça o nosso compromisso fundamental com a geração de riqueza, o respeito ao meio ambiente e às comunidades em nosso entorno. Para isso, adotamos as melhores práticas da indústria de transformação social no Estado, que, adicionalmente, coloca Alagoas numa posição diferenciada e pioneira em projetos inovadores e sustentáveis”, ressaltou o diretor industrial da Braskem em Alagoas, Hélcio Colodete.
Somente na fase de construção, serão gerados mais de 400 empregos diretos, ao passo que, na etapa de operação, serão cerca de 100 postos de trabalho. Na fábrica, serão realizadas todas as etapas da geração de energia: a preparação, o armazenamento e o processamento mecanizado da biomassa para a conversão em vapor sustentável.
Utilizando de tecnologia de ponta, 100% nacional, serão instaladas quatro caldeiras industriais que estarão em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo o fornecimento ininterrupto de vapor necessário para a produção da Braskem
A novidade irá suprir a necessidade de energia da fábrica de PVC da Braskem, localizada em Marechal Deodoro (AL).

