menu-iconPortal AECweb

Construção Civil em Minas Gerais apresenta pessimismo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Ambiente econômico do país deixa empresários sem confiança para investir

29 de janeiro de 2016 - Reflexo da situação econômica do País e da falta de investimentos no setor, o empresário da construção civil do Estado está pessimista para 2016. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) abriu o ano em 28,1 pontos em janeiro, abaixo dos 50 pontos considerados índice de confiança e 6.6 pontos menor do que no mesmo mês de 2014 (34,7 pontos). O resultado é pior que o nacional, que também indicou pessimismo e atingiu 35,1 pontos.

Para o economista e coordenador do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Daniel Furletti, o pessimismo dos empresários está ligado ao cenário econômico do Brasil. “Este ambiente deixa os empresários sem confiança. Estamos vivendo um momento de recessão e inflação combinados”, diz.

“Já quebramos a barreira dos dois dígitos na inflação e, ao mesmo tempo, o PIB (Produto Interno Bruto) nacional está em uma trajetória inversa, de queda, com previsão de fechar 2015 com retração de 3%. Isso se chama estagflação, recessão com inflação. E fica pior ainda com a crise política e de confiança do País”, explica o economista.

Por causa disso, e da falta de investimentos estruturantes e no setor imobiliário, Furletti destacou que a confiança dos empresários do setor vem se deteriorando mensalmente desde o começo de 2015, tanto que o Iceicon-MG de janeiro de 2016 também foi menor que o índice registrado em dezembro do ano passado, de 30,5 pontos.

A pesquisa mostrou ainda maior descontentamento dos empresários quanto às condições atuais de negócios. Em janeiro, o indicador apontou 20,3 pontos, abaixo do índice de dezembro de 2015 (24,8 pontos) e do registrado em igual mês do ano passado (28,4 pontos).

Leia mais.

Fonte: Diário do Comércio
x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: