Consórcio assume manutenção da iluminação pública em São Paulo
Texto: Redação AECweb/e-Construmarket
Consórcio FM Rodrigues/CDL será o responsável por substituir as luminárias atuais por led, trocar a fiação por um material mais econômico e pagar a conta de luz da cidade

A Avenida Morumbi [foto] já começou a passar pela mudança (Crédito: divulgação/Prefeitura da Cidade de São Paulo)
13/03/2018 | 11:30 – O Consórcio FM Rodrigues/CDL foi o vencedor da Parceria Público Privada (PPP) de Iluminação Pública e, a partir de agora, é o responsável pela modernização, expansão, operação e manutenção de todo o parque de iluminação da cidade de São Paulo pelo período de 20 anos. O contrato, de R$ 6,9 bilhões, foi assinado na semana passada com a Prefeitura.
Nessa nova etapa, a iniciativa privada irá trocar as luminárias atuais por LED – que representam 40% de redução no consumo de energia – e substituirá a fiação de cobre por alumínio. Além disso, o consórcio tem o prazo de 150 dias para realizar um cadastro georreferenciado de toda a iluminação da cidade instalar dispositivos de telegestão em cada luminária. Também ficará sob sua responsabilidade o pagamento da conta de luz.
O prazo inicial para que os serviços fossem iniciados era de cinco anos, mas após algumas negociações foi reduzido para três anos. Os dois anos reduzidos permitem à Prefeitura recuperar o tempo que a licitação ficou parada devido algumas ações judiciais. As avenidas Guarapiranga (Zona Sul), Luiz Dumont Villares (Zona Norte), Morumbi (Zona Oeste), Rio Branco (Centro) e Valdemar Tietz (Zona Leste) serão as primeiras a receberem a reforma. Ao todo, serão substituídos 535.713 pontos de iluminação por LED.
Quer saber mais sobre a cidade de São Paulo? Leia:
Edital de concessão do Parque do Ibirapuera vai à consulta pública
Pavilhão do Anhembi recebe feirão de imóveis populares em São Paulo
Consórcio estuda trem de passageiros entre capital e interior de SP

