menu-iconPortal AECweb

Conjunto habitacional Casarão do Carmo é entregue em São Paulo

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Com projeto do escritório de arquitetura Vigliecca & Associados, edifício de 21 apartamentos no centro da cidade será destinado aos antigos moradores do terreno


Segundo a prefeitura, 18 das 21 famílias deslocadas na época da construção já foram localizadas para a nova moradia (crédito: divulgação /Prefeitura da Cidade de São Paulo)

17/01/2018 | 12:25Após 13 anos de obras e paralisações, o empreendimento de moradia popular Casarão do Carmo, na região central da cidade de São Paulo, foi concluído. O edifício de 21 apartamentos – que variam de 41 m² a 52 m² – abrigará as famílias que foram retiradas do terreno e encaminhadas para o programa Bolsa Aluguel. Segundo a Prefeitura de São Paulo, até o momento 18 grupos familiares já foram localizados para receberem as chaves dos apartamentos.

Apesar do processo de desapropriação começar ainda da década de 1990, o projeto de construção foi realizado somente em 2002. As obras tiveram início em 2004, mas uma série de paralisações impediu o avanço da construção. Segundo a prefeitura, os trabalhos foram retomados em maio do ano passado pela Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) e concluídos em dezembro. O investimento foi de cerca de R$ 2 milhões.

O projeto é do escritório de arquitetura Vigliecca & Associados, responsável por parte da reurbanização de Paraisópolis e pela Vila dos Idosos, ambos em São Paulo. A área construída soma 981,14m² e abriga uma torre de 21 apartamentos, divididos em quatro pavimentos e o térreo. O local possui unidade acessível para crianças e área de lazer descoberta.

O planejamento ainda contempla a restauração do Casarão que dá nome ao edifício, localizado na Rua do Carmo, 198, em frente ao novo prédio.

Quer saber mais sobre conjuntos habitacionais? Acesse:

Novo conjunto habitacional de Heliópolis tem projeto de Ruy Ohtake

Confira outros projetos do escritório Vigliecca & Associados na Galeria da Arquitetura

x
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se para receber gratuitamente nossos boletins: